RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES E NOVIDADES GRATUITAMENTE EM SEU E-MAIL, CADASTRE-SE ABAIXO:


RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES E NOVIDADES GRATUITAMENTE EM SEU E-MAIL, CADASTRE-SE ABAIXO:


terça-feira, dezembro 15, 2015

APROVADA EM PRIMEIRO LUGAR NO CARGO DE ANALISTA ADMINISTRATIVO NA DPE/RO E NO TJ/RO 2015 - ADNA ALCÂNTARA - CONTA SUA TRAJETÓRIA.




OS CONCURSEIROS DE RONDÔNIA: é com muita alegria que nós vamos hoje publicar o depoimento da concursanda Adna dos Santos E Alcântara que obteve excelentes resultados em 2015, sendo aprovada em dois concursos muitos disputados nesse ano, nós temos a certeza que vocês irão se motivar com suas palavras e com suas dicas.

DEPOIMENTO:

Olá, pessoal! Meu nome é Adna, sou formada em Administração e fui recentemente aprovada em 1º lugar no concurso da Defensoria Pública de Rondônia e também em 1º no concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia, em ambos para o cargo de Analista em Administração.

Recebi o convite dos Concurseiros de Rondônia para falar um pouco sobre a minha trajetória até essas aprovações. Espero que minhas palavras possam ser úteis para quem, assim como eu, está trilhando o caminho dos concursos.

·         Trajetória:

Comecei a estudar para concurso no ano de 2007, estudei em torno de um ano, sem muita disciplina não tive bons resultados e, por outros motivos, parei.
Voltei a estudar no começo do ano de 2014 e tive vários resultados ruins, como na CAIXA, ICMBio, Suframa, Conab, TRT, Petrobrás e etc. Fiquei perto nos concursos do Detran e do Serviço Florestal: Os dois tinham duas vagas para o meu cargo, nos dois fiquei em 3º lugar.
No fim de 2014 percebi que estava num ritmo bom de estudo, porém vi que precisava melhorar a minha estratégia e rendimento. Investi um tempo considerável planejando, pensando em materiais, em horário e em métodos. Foi a partir de então que eu comecei a evoluir bem mais no aprendizado para alcançar meu objetivo em maio de 2015 na DPE e em setembro no TJ.

·         Tempo e Espaço de Estudo:

Do início do estudo até a aprovação na DPE/RO foram 1 ano e 3 meses e para o TJ/RO mais 4 meses. Meu tempo de estudo era contado em horas líquidas. Cronometrava toda pausa que fazia e contava apenas os momentos em que realmente estava estudando. Então funcionava assim:

Segunda a sexta: 1h30min (no horário de almoço) e 3h30min à noite.
Sábado: 5h
Total: 30 horas líquidas por semana

Na hora do almoço estudava no meu trabalho mesmo. De noite improvisei um espaço em casa para que eu pudesse estudar sozinha e em silêncio.

·         Disciplina e dificuldades:

Meus resultados só começaram a mudar quando em vez de inventar desculpas, eu passei a encontrar oportunidades para alcançar meu objetivo. Não iniciei os estudos sendo uma pessoa disciplinada, mas evoluí e persisti para mudar isso. Renunciei a várias coisas que me faziam perder tempo de estudo. Mas não fui totalmente radical, preservei momentos de descanso e descontração.

Tive as dificuldades que grande parte dos concurseiros têm: Estudei da forma errada, conciliava estudo com trabalho, não conseguia me concentrar e etc. Além disso, o ritmo de trabalho e estudo me levou a ter problemas na coluna, no pescoço. Tive vários momentos de dor, mas orei e decidi que tinha que continuar. Tive disciplina de permanecer mesmo com a dificuldade que estava sentindo, mas também tive a consciência de procurar um médico e ainda de “gastar” parte do meu tempo diário fazendo exercício físico, era importante que eu me mantivesse saudável para estudar.

·         Método:

Eu já tinha começado a estudar as matérias comuns em concurso para Analista em Administração antes de sair o edital da DPE. Quando o edital saiu, praticamente já havia estudado toda a matéria e feito resumos. Do edital até a prova estudei lendo esses resumos e fazendo muitos exercícios depois de cada tópico estudado. Para o TJ/RO adotei o mesmo método.
Estudava sempre por ciclos, estabelecendo uma sequência de matérias e o tempo a ser dedicado para cada uma. A princípio montei meu ciclo da forma abaixo, depois adaptei e acrescentei outras matérias:

Português (2h) – Adm, Geral (2h) – Direito Adm. (1h30min) – Adm. Pub (1h30min) – Adm. Financeira (1h30min)

·         Material de estudo:

Assisti aulas apenas no início e nas matérias que tinha mais dificuldade. Após isso, utilizei livros em toda minha preparação. A partir dos livros fiz resumos que me ajudaram quando a prova estava mais próxima.
Para a parte de legislação especifica e História e Geografia de RO, utilizei também o material disponibilizado aqui, pelos OS Concurseiros de Rondônia (www.osconcurseirosderondonia.com.br).

·         Diferencial:

A aprovação, como todos sabem, é resultado de estudo e persistência. Mas, além disso, acredito que algo que tenha ajudado no meu resultado foi o fato de eu ter sido bastante organizada com meus materiais. Eu costumava ter um bom controle de todo material que eu precisaria para minha aprovação, organizando tudo aquilo que eu já tinha a minha disposição e aquilo que eu ainda precisava adquirir. Dessa forma, quando saiu o edital, tive uma considerável economia de tempo na preparação e uma melhoria na qualidade do meu aprendizado.


·         Dicas Finais:

Pra quem precisa de algumas dicas para trilhar esse caminho, posso dizer:

PLANEJE: Invista um tempo planejando seus estudos. Pesquise métodos, busque materiais, leia depoimentos. Por fim, crie, e constantemente adapte, a forma de estudo que melhor funcione para o seu perfil e realidade. Acredite, o planejamento fará uma grande diferença no alcance do seu objetivo.

COMECE: Mesmo que você ainda não consiga se concentrar ou não consiga se dedicar todo dia o tempo suficiente, comece. Entenda que a disciplina também é aprendizagem, que é algo que você pode adquirir. Então, estabeleça uma meta e se empenhe cada dia a evoluir nesse processo disciplinar que você necessita para ser aprovado.


Agradeço a atenção e deixo meu e-mail à disposição, caso alguém tenha alguma dúvida: adnalcantara@hotmail.com

Agradeço também à equipe dos Concurseiros de Rondônia pelo convite e por fazerem parte da minha aprovação.


Sucesso a todos e um grande abraço. 

Quer ver aqui o seu depoimento?

Envie nos um e-mail para: osconcurseirosderondônia@gmail.com 



Share:

5 comentários:

  1. Amei seu depoimento, vale de muita motivação pra mim.comecei recentemente a estudar para concursos e sei q é muito difícil, principalmente pela concorrência ser bastante forte. Espero q, como VC, eu tbm alcance minha aprovação!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Espero que alcance seu objetivo ,bons estudos.
      Adna

      Excluir
  2. Realmente seu depoimento pode ajudar muitos que como eu quer melhorar de cargo, atualmente sou funcionário público estadual a 5 meses (Claro que já trabalhei em outros órgãos públicos), ganho Mil Reais liquido e quero melhorar minha vida.
    Vou começar a estudar, pois já passei em vários concursos sem estudar.

    Quero aprender a ter disciplina, espero aprender essa "matéria" tão difícil !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite seu potencial. Bons estudos.
      Adna

      Excluir
  3. Adna, Estou cursando administração, e estou no 7 período. porém fico indecisa em qual carreira de concurso seguir, as vezes tribunais, policiais, você acha que com o conteúdo visto na faculdade eu deva investir em concursos para minha área mesmo? Abraaaços!

    ResponderExcluir

CONCURSEIROS ONLINES

EDITAIS SISTEMATIZADOS

EDITAIS SISTEMATIZADOS
CLIQUE NA IMAGEM

CADASTRE-SE NO NOSSO FÓRUM OSCR

CADASTRE-SE NO NOSSO FÓRUM OSCR
CLIQUE NA IMAGEM E PARTICIPE

GIL CÓPIAS - XEROX E IMPRESSÃO

GIL CÓPIAS - XEROX E IMPRESSÃO
TIRE SUAS CÓPIAS A 0,10 CENTAVOS CADA FOLHA (IMPRESSÃO DAS APOSTILAS DO SITE, TAMBÉM, A ESSE VALOR POR FOLHA) E 0,20 CENTAVOS POR CADA FOLHA IMPRESSA. Tel. 3221-4690 - Porto Velho.

CONVERSA ENTRE CONCURSEIROS






FACE

PVH SERVI

PVH SERVI
Tudo que você precisa sem sair de casa!

Marcadores

Arquivo do blog